O Aikido

Kanji Aikido
Kanji Aikido

 

 A característica principal do Aikido, Arte Marcial Japonesa criada pelo Mestre Morihei Ueshiba que nela concentrou toda a essência espiritual das Artes Marciais Japonesas (mais conhecidas como BUDO), é o fundamento da não violência, não resistência, na harmonia e no desenvolvimento da energia interior, denominada KI, através de movimentos circulares e de extrema precisão técnica.

As técnicas do Aikido são efetivadas através de movimentos circulares que aproveitam a força gerada pelo oponente contra ele, trabalhando as suas articulações, bem como seus meridianos (pontos energéticos utilizados na Acupuntura), permitindo ao Aikidoista imobiliza-lo sem a utilização de violência. 

A prática do Aikido é extensiva a qualquer pessoa, independente de biotipo, sexo ou idade.

 

Mestre Morihei Ueshiba

Morihei Ueshiba
Morihei Ueshiba

O'Sensei (Grande Professor), como era chamado o Mestre Morihei Ueshiba, nascido em Tanabe, província de Wakayama, em 14 de dezembro de 1883, iniciou seus estudos de artes marciais, aprendendo o sumô, o tradicional Jujutsu e também o Kenjutsu. Estudou também o estilo Kodokan de Judô. Mas a base da arte marcial que ele mais tarde criou veio do Daito-ryu-jujutsu, com o mestre Sokaku Takeda.

Em meados de 1919, mestre Ueshiba conheceu Onisaburo Deguichi, líder de uma nova religião que era famosa por sua técnica de meditação que proporcionava calma de espírito. Este aspecto religioso veio ter grande influência na vida do O'Sensei.

 Morihei viajou por todo o Japão para ensinar e dar demonstrações. Atingira a idade de setenta anos e sua técnica soberba fluía intensamente a partir da grandiosidade de seu espírito, em contraste com a ferocidade física que lhe caracterizava quando mais jovem. Ele começou a dar grande ênfase a natureza amorosa do Aikido. Ai, que significa harmonia(), é lido da mesma maneira que o ideograma que significa Amor(). Em seus últimos anos, Morihei sempre enfatizou a equivalência desses dois significados.

Em 1954, a sede do Aikido estava completamente estabelecidas em Tóquio, e o dojo adquiriu o nome oficial de Fundação Aikikai, o Hombu Dojo do Aikido.

Faleceu em 26 de abril de 1969. Kisshomeru Ueshiba foi eleito sucessor de seu pai como Doshu(líder do estilo marcial) em 1970.

 

Tomiki Sensei

Kenji Tomiki
Kenji Tomiki

Nascido em 15 de março de 1900, em Kakunodate, província de Akita, Tomiki Sensei iniciou exercícios de Bokken (espada de madeira) quando tinha apenas seis anos de idade, e aos 10 anos começou a praticar Judô.

Na Universidade de Waseda, em Tóquio, ele praticou Judô com o Mestre Jigoro Kano, e Aikido com o Mestre Morihei Ueshiba.

Depois da Segunda Guerra Mundial, foi aprisionado em um campo de detenção da antiga União Soviética por três anos. Mesmo nestas condições, as vitalidade e iniciativa continuaram a emergir. Numa cela, sem espaço e vestimentas adequadas ao treinamento, Mestre Tomiki idealizou exercícios para praticantes de artes marciais, mesmo nos breves momentos de descanso da jornada de trabalho.

Em 1940, Kenji Tomiki tornou-se a primeira pessoa a ganhar o título de 8º Dan conferido pelo Mestre Ueshiba.

Foi o fundador do Tomiki Aikido e da Associação de Aikido Japonesa (JAA), em 1974, sendo o seu primeiro presidente. Os conceitos de Tomiki resultaram em uma metodologia de treinamento mais dinâmico e rápido.

 Kenji Tomiki faleceu em 25 de dezembro de 1979.